Prefeitura Promove Ação em Alusão ao Outubro Rosa em Amapá do Maranhão.

A Prefeitura de Amapá do Maranhão realizou nesta terça-feira(22), no Hospital Municipal,  através da Secretaria de Saúde, uma ação em alusão ao Outubro Rosa. Durante a programação foi ofertado gratuitamente: testes rápido, preventivos, consultas, palestras, roda de conversas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações dos profissionais de psicologia, nutrição, fisioterapia e ainda o aulão do Zumba.

Presenças

Estiveram participando da ação a prefeita Tate do Ademar, o Secretário de Saúde Raimundo Leal, demais Secretários Municipais,  equipe da SEMUS, entre outros.

Destaque

A prefeita Tate do Ademar participou da ação e enfatizou " Outubro é um mês especial na conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em todo o Brasil  e em Amapá do Maranhão estamos realizando importantes ações para  conscientizar os amapaenses sobre a temática." Resumiu a prefeita.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa

O INCA e o Ministério da Saúde lançaram a campanha Outubro Rosa 2019, que reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. A campanha, que inclui cartazes, folders, banners e cards para impressão e utilização nas redes sociais, foi criada para divulgação não apenas em outubro, mas ao longo do ano inteiro, porque o cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente. O mote da campanha é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela” .

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Confira a galeria de imagens do evento.