Amapá do Maranhão empossa novos conselheiros dos Direitos da Criança e Adolescente

Em reunião realizada na última terça-feira(16), entre prefeitura e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi tratado questões acerca da regulamentação do Fundo da Infância e Adolescência e empossados os novos conselheiros do CMDCA. Os novos conselheiros vão atuar no período de 2021-2023.

A secretária Municipal de Assistência Social (Semas), Maria Kelly, destacou o significado do momento para reforçar as ações de proteção à criança e ao adolescente, desenvolvidas pela Prefeitura. “Esses organismos são importantes para que possamos desenvolver as políticas públicas de apoio às crianças e adolescentes e para contribuir com projetos e propostas ao segmento. Estamos atentos e valorizando estes órgãos que, junto com a Prefeitura, somam pelo bem deste jovens”, destacou a secretária.

O Fundo da Infância e Adolescência é um mecanismo servirá para a captação de recursos para serem aplicados em ações e projetos que beneficiem o segmento, tanto as crianças e adolescentes, quanto suas famílias em situação de vulnerabilidade social. O momento marcou cerimônia de posse e entrega de portaria, aos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Na oportunidade, foi criada a Comissão Intersetorial de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal Socioedcuativo de Amapá do Maranhão. O órgão fará o acompanhamento e monitorar as medidas e ações a serem trabalhadas com os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

“O objetivo desta comissão é acompanhar as ações e atividades pactuadas no Plano Municipal, por meio de todas estas entidades. Ou seja, o Cras, os conselhos e a secretaria de Assistência Social trabalhando juntos para garantir o devido apoio às crianças e adolescentes”, destaca a titular da Semas, Maria Kelly.

Ainda na manhã da terça-feira(16), ocorreu a reunião virtual com o tema Auxílio Emergencial, que teve participação de membros do Ministério Público do Maranhão, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Estado e Coordenação Estadual do Bolsa Família. Presentes aos eventos representantes da Semas, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Conselho Tutelar.