Amapá do Maranhão prepara escolas para Olimpíada de Língua Portuguesa

A prefeitura de Amapá do Maranhão aderiu à 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa 2021 – Escrevendo o Futuro. O evento nacional ocorre a cada dois anos e para reforçar a participação da cidade, Secretaria Municipal de Educação (Semed) teve a iniciativa em promover o I Formação Continuada de Língua Português. A formação terá como tema a olimpíada.

A equipe pedagógica da Semed reuniu com professores para orientar e apresentar as diretrizes da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Os docentes tiveram acesso à toda a estrutura, cronograma com as devidas datas, cadernos e demais materiais que serão utilizados nas oficinas do evento nacional.

“Foi um encontro de alinhamento preparatório para a realização das atividades referentes à olimpíada nas escolas. A gestão da prefeita Nelene Gomes tem a preocupação em promover uma educação de qualidade para todos os nossos estudantes da rede municipal de ensino e também, de valorização do servidor, por meio da série de capacitações e formações realizadas pela Semed”, frisou o coordenador do Ensino Fundamental-Anos Finais e da olimpíada no município, Neto Ribeiro.

O secretário de Educação Welison Vilela, acompanhado da coordenadora geral de educação, Selly Vilela, prestigiaram o encontro e destacaram a importância de participar da Olimpíada.

Durante a oficina da Semed, foi apresentado o regulamento da Olimpíada de Língua Portuguesa nas escolas públicas; e as características de cada gênero que será trabalhado, sendo estes poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º ano) e crônica (8º e 9º anos). Ainda, exibição de slides sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa. O público alvo da ação municipal foram os professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino.

Em outra agenda, em agosto, será realizada a avaliação dos textos que serão enviados à coordenação nacional da olimpíada. A Olimpíada de Língua Portuguesa reconhece o trabalho de professores(as) e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. O concurso, em sua 7ª edição, é uma iniciativa do Itaú Social.