Amapá do Maranhão participa de evento pelo fortalecimento do SUS e firma parcerias

Amapá do Maranhão participa de evento pelo fortalecimento do SUS e firma parcerias

O município de Amapá do Maranhão marcou presença no I Encontro de Fortalecimento da Gestão, Planejamento e Regionalização do SUS na Macrorregião Norte 2. O evento, realizado em São Luís, debateu sugestões, demandas do sistema e ações parceiras para garantir atendimentos e especialidades ao público. O secretário Municipal de Saúde, Ronaldo Araújo, esteve no evento, levando as contribuições da cidade.

Na ocasião, foram discutidos os planos das redes de urgência e emergência, que atendem os municípios maranhenses. Os gestores formalizaram propostas que serão apresentadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES), com fins a executar medidas que melhorem o fluxo de atendimento nas unidades. As propostas contemplam ainda a inclusão de especialistas no Planejamento Regional Integrado (PRI).

Durante o I Encontro de Fortalecimento da Gestão, Planejamento e Regionalização do SUS na Macrorregião Norte 2, a Secretaria Municipal de Saúde de Amapá do Maranhão busca uma parceria com a Saúde de São Luís. A proposta é que sejam disponibilizadas novas especialidades, entre estas, ressonância magnética. Com isso, os pacientes poderão ser encaminhados ao exame com mais agilidade.

“Por conta do grande fluxo de pacientes os municípios maranhenses enfrentam algumas dificuldades no sistema único de Saúde para conseguir oferecer algumas especialidades. Estamos trabalhando para conseguir firmar essa parceria e assim, diminuir a demanda por esta e outras especialidades, garantir que as pessoas sejam atendidas o mais breve possível”, frisou o titular da Saúde de Amapá do Maranhão, Ronaldo Araújo.

Presentes ao encontro, representantes dos municípios das regionais de Zé Doca, Santa Inês, Pinheiro e Rosário. Outra ação debatendo o tema está prevista para dezembro e deve reunir gestores e especialistas.

Prefeitura de Amapá - MA