Prefeitura através da Semas realiza ação em alusão ao Agosto Lilás

Prefeitura através da Semas realiza  ação em alusão ao Agosto Lilás

‘Conscientização pelo fim da violência contra mulher’ foi tema de evento promovido pela Prefeitura de Amapá do Maranhão, integrando as ações da campanha Agosto Lilás. Realizado na sexta-feira (20), no ginásio esportivo Costa Ferreira, o evento contou com vasta programação, incluindo ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A prefeita Nelene Gomes marcou presença no evento, reforçando seu compromisso com as lutas em favor das mulheres.

“Prestigiamos este evento, que é de grande importância para apoiar e prestar acolhimento às mulheres vítimas de violência, além de chamar a atenção da sociedade para o problema. Um momento em que devemos nos unir, unir forças para que essas situações não mais ocorram e que as mulheres possam ter seus direitos respeitados e serem respeitadas. A prefeitura de Amapá do Maranhão apoia essa campanha e é parceira nas ações do Agosto Lilás”, pontuou a prefeita Nelene Gomes.

Durante a programação, foram promovidas palestras debatendo o assunto, apresentação de grupo de zumba, além de participação de alunos das escolas municipais, secretários da gestão municipal e equipes da Semas e Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). “Foi um evento lindo, muito significativo e que obteve apoio de vários segmentos da sociedade. A prefeita Nelene Gomes fez valer esse momento com sua presença, apoio e reforçando a importância da luta pelos direitos e pela proteção às mulheres”, frisou a secretária da Semas, Maria Kelly.

A titular da Semas acrescentou ainda que o objetivo é orientar e oferecer serviços de qualidade para que a mulher que vive a violência, possa sentir conforto e segurança para dar um basta na situação. “Preservar sua vida e garantir seus direitos nesse momento tão difícil é prioridade. Nenhuma mulher deve se calar, porque a melhor forma de proteção é a denúncia”, enfatizou Maria Kelly.

Neste mês de agosto, completam 15 anos da Lei Maria da Penha, instrumento importante no combate de todas as formas de violência contra a mulher. A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha – Lei Federal nº 11.340/2006), assinada há 15 anos, no dia 07 de agosto. “Essa lei ampara as mulheres e deve ser acionada. Portanto, não se cale, mulher. Ao menor sinal de violência, denuncie!”, enfatizou a prefeita Nelene Gomes.

Confira mais registros do evento.