Prefeitura de Amapá do Maranhão realiza formações para professores da Educação Infantil

Uma das prioridades da gestão da prefeita de Amapá do Maranhão, Nelene Gomes, é garantir a melhor educação aos estudantes do município. E para reforçar esse aprendizado, em mais uma das importantes iniciativas da gestão, foram promovidas capacitações para qualificar a atuação dos professores da rede de ensino municipal. Os eventos ocorreram na terça-feira (17), no Centro de Educação Infantil Padre Silvio Ruffino, pela manhã e tarde.

A capacitação ‘Formação do Pacto pela Aprendizagem-Eixo Alfabetização’, foi promovida pela manhã, com o tema geral ‘Currículo e alfabetização: ampliando o direito de aprendizagem das crianças’. À tarde, o evento teve como foco a Formação do Pacto pela Aprendizagem-Eixo Educação Infantil’, que trabalhou o tema ‘Diálogos sobre educação infantil: concepções de ensino e aprendizagem’.

As formações se destinaram a professores da Educação Infantil da rede pública de ensino e tiveram, entre os objetivos, aprimorar perfil profissional dos educadores. “Nós vemos na educação o futuro de qualquer pessoa e temos nessa política uma das grandes prioridades de nossa administração. Por isso, temos como medida a promoção constante de formações, capacitações, cursos, oficinas e uma série de atividades que possam melhorar, tornar mais qualitativa e estimular ainda mais nossos professores”, frisou o Secretário de Educação, Welison Vilela

A coordenadora geral de Educação do município, Selly Vivela, frisou o ganho para os professores da rede de ensino. “Os professores, alunos e toda a rede de ensino só têm a ganhar com estes aprendizados. É uma alegria saber que nossa rede de educação pode confiar no olhar sensível da prefeita Nelene Gomes para proporcionar o que é importante e engrandecedor aos educadores. As formações foram bastante produtivas”, enfatizou Selly Vivela.

“As crianças são o futuro e precisam ser bem encaminhadas. O êxito nesse caminho depende, sem dúvidas, da educação. Nesse sentido, a prefeita Nelene Gomes tem sido exemplar na condução dos porgramas e oportunidades para os professores da rede, além de ter a preocupação com o estímulo aos alunos, para que gostem e permaneçam na escola. As capacitações vêm contribuir com a política municipal no setor”, destacou a coordenadora da Educação Infantil, Meirivan Araújo.

Na programação, o coordenador José Ribeiro Neto tratou sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município e a importância deste sistema em todas as modalidades da educação. “Os professores precisam sempre estar se atualizando e isso reflete positivamente no repasse do aprendizado e na melhor absorção pelos alunos. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, disse Neto. O aprendizado teve como colaboradoras, a equipe de professoras da Creche Padre Silvio Ruffino.

Na Programação da Formação do Pacto pela Aprendizagem-Eixo Educação Infantil  teve ainda participação da coordenadora do PAR e professora, Eunice Trindade, que tratou do artesanato em flores de E.V.A, sua relação com o processo de ensinar na Educação Infantil e colocando em prática o aprendizado, foram produzidas orquídeas em E.V.A. o evento contou com apresentou cultural do Boi de Axixá. Presentes ainda ao evento, equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Amapá do Maranhão, coordenadores pedagógicos e professores.

Registros da Formação pela Manhã- Alfabetização

Registros da Formação pela Tarde-Educação Infantil