Prefeitura realizará grande programação no aniversário de 26 anos da cidade

Prefeitura realizará grande  programação no aniversário de 26 anos da cidade

Um momento de alegria, união e de confraternizar. O município de Amapá do Maranhão completa 26 anos de emancipação política, dia 10 de outubro. Para marcar a data, a Prefeitura vai realizar uma grande comemoração, homenageando a cidade. A agenda da programação será de 10 a 13 de outubro, na Praça de Eventos do município e contará com shows reunindo várias atrações.

O mega evento é uma iniciativa da prefeita Nelene Gomes, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, para prestar uma justa homenagem à cidade e sua população. Na lista de atrações estão artistas do forró eletrônico, arrocha e gospel. Entre estes, Silvan Santos, que faz apresentação dia 12, com repertório gospel; Natan, que se apresenta dia 13, seguido por Banda Primaz, Forró de Rei, Big Marth e Diego Safadão, que fazem show no mesmo dia. A programação conta ainda com cavalgada e um espaço infantil que terá brinquedos e apresentação de palhaço.

A programação conta ainda com Alvorada, às 6h, , premiação dos melhores canteiros da avenida em frente à Prefeitura, das 8h30 às 10h e velocross no Parque Maysa Lemos, das 15h30h às 18h (dia 10); no dia 12, as crianças poderão aproveitar os brinquedos que estarão na praça matriz, da 15h30 às 19h30 e o show gospel com o cantor Silvan Santos; no dia 13, as atividades começam com uma cavalgada, com concentração a partir das 10h, no Parque Maysa. A saída será às 16h, em passeata nas ruas e às 22h, festa dançante com o cantor Natanzinho.

O evento promete ser um marco na cidade, é o que avalia a prefeita Nelene Gomes. “Nossa cidade e nossa população merecem esse momento de alegria. Temos que comemorar a cidade linda e em desenvolvimento que temos. Isso nos dá mais estímulo para fazer de Amapá do Maranhão uma cidade cada vez melhor, com mais condições e qualidade para todos os amapaenses. Neste dia, vamos celebrar os 26 anos de emancipação política de nossa terra e agradecer tudo que temos conquistado para que, a cada ano, Amapá do Maranhão seja um lugar melhor para se viver”, frisou a prefeita.

Histórico

Na década de 50, mais precisamente no ano de 1955, a família de Antônio Pereira da Silva, conhecido como Antônio Boia, fixou residência à margem direita do Rio Urubuquara, iniciando assim a colonização de Amapá do Maranhão. Na época, um surto de malária dizimou parte da família dos Bóias, fazendo com que o sr. Antônio se afastasse do rio e à nova residência, desse o nome de Colônia São Francisco, em homenagem ao santo padroeiro da cidade. O nome Amapá, deve-se ao igarapé de mesmo nome e à grande incidência de uma árvore também assim denominada.

A cidade foi elevada à categoria de município com a denominação de Amapá do Maranhão, pela lei estadual nº 6433, de 10/10/1995, alterada pela lei estadual nº 7099, de 08/04/1998. Foi desmembrada de Carutapera, Luis Domingues e Godofredo Viana. Era sede do distrito do Amapá do Maranhão, ex-povoado de Amapá, do município de Godofredo Viana.

DOMINGO (10)
Alvorada às 6h da manhã
Mensagem da prefeita parabenizando a cidade, das 6h às 8h
Premiação dos três melhores canteiros da via em frente à prefeitura, às 10h