Secretaria de Educação Realiza Abertura do I Encontro Pedagógico de 2021

Capacitar, atualizar e promover interação na rede pública de ensino de Amapá do Maranhão. Esse foi o objetivo do I Encontro Pedagógico 2021, aberto na segunda-feira (1º). O evento reúne educadores, gestores e coordenadores escolares para tratar do ensino híbrido, ciclo de aprendizagem na pandemia e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na programação, debates e palestras no Centro Educacional Maria do Socorro Mendonça da Silva e prossegue até sexta-feira (5).

“A prefeita merece todos os parabéns por este esforço em proporcionar o conhecimento aos professores, mostrando valorização da categoria. Queremos dizer, a todos os nossos professores, que aproveitem este momento para seu crescimento profissional, nesta gestão”, frisou o presidente da Câmara de Vereadores, Henrique Domingos, representando a prefeita Nelene Gomes, que na ocasião, estava em São Luís, buscando melhorias para a população.

A coordenadora de Ensino da Semed, professora Sely Vilela, ressaltou a significância do encontro para gestores e professores. “Agradecemos esse momento, em que estamos no início das aulas e em um difícil cenário de pandemia. Agradeço à prefeita, Nelene Gomes, pelas ações de valorização do professor e da educação”, destacou.

O público alvo do evento são professores aprovados no processo seletivo realizado pela Prefeitura. Com as orientações, a gestão pretende orientar e ambientar estes novos docentes sobre o cenário da educação no município. A palestra de apresentação foi ministrada pelo professor Jocelmo Aries, com a temática ‘Metodologias ativas e a cultura digital: como ensinar e aprender em uma abordagem híbrida na sociedade conectada’.

“Frisamos a importância deste evento para a educação do município e destacamos o empenho da prefeita Nelene Gomes, no apoio à sua realização. Isso mostra o compromisso da gestão com o setor e mais, em ofertar conhecimento aos professores e demais agentes do saber de nossa cidade”, pontuou o secretário municipal de Educação (Semed), Welison Vilela.

Nesta quarta-feira (3), o encontro trabalha os mapas de foco da BNCC e as orientações do diário de classe. Nos dias 4 e 5, os participantes discutem plano de ação e planejamentos, finalizando o encontro com a certificação dos presentes. A partir da  terça-feira (2), segundo dia do encontro, os professores foram divididos por núcleos, em quatro escolas, para estudo das temáticas. As mesas de debates colocaram em tema, as diretrizes operacionais dos docentes da rede municipal de ensino, para o ano letivo de 2021; o ciclo de aprendizagem; ensino híbrido; e as competências gerais da BNCC.

“Neste momento que estamos vivendo, nos vem uma reflexão muito importante, que é saber como vamos retornar ao trabalho. Nesse sentido, a Prefeitura está de parabéns, em promover esse encontro seguindo os protocolos e oportunizando aos professores o conhecimento necessário para um retorno seguro”, destacou o professor Jocelmo Aires, palestrante do encontro. Dr. Diego, da Secretaria de Saúde, e os advogados Matias Lemos e Jairon Barbosa também foram outros palestrantes do encontro.

A professora Jéssica da Penha Fróes, avaliou o evento como valioso e maravilhoso. “A prefeita está de parabéns, com tudo de bom que está acontecendo no município, em dois meses da gestão. Nós trabalhávamos de outra maneira e já estamos vendo uma grande diferença, para melhor e este evento mostra a evolução, tanto para nós professores, quanto para os alunos”, enfatizou.

Estiveram presentes na oportunidade além do público alvo, os secretários municipais, vereadores, lideranças religiosas, dentre outros.

Confira mais fotos..