Semed promove ação ‘Busca Ativa’ no Dia Mundial do Livro

Educação é o futuro de um país e de sua população. Sabendo da importância do ensino para a melhor qualidade de vida das pessoas, a prefeitura de Amapá do Maranhão por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou ação de Busca Ativa dos alunos da rede municipal. A iniciativa marca ainda o Dia Mundial do Livro, comemorado neste 23 de abril. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem como foco garantir que o aluno tenha acesso às aulas e ao estudo.

“O livro é o instrumento maior que o aluno tem. Estamos em momento delicado, de pandemia, com aulas online, em que sabemos que nem todos têm o devido acesso à internet. A Busca Ativa tem esse propósito. Como o próprio nome diz, buscar o aluno para estudar e garantir que ele possa acompanhar as aulas e ter em mãos os conteúdos. A prefeita Nelene Gomes nos colocou o suporte para fazermos este trabalho, mostrando ser uma gestão comprometida com o aprendizado e o futuro dos nossos estudantes”, pontuou o titular da Semed, Welison Vilela.

As unidades educacionais, por meio dos gestores escolares, coordenadores e servidores administrativos, estão entrando em contato com os responsáveis pelos estudantes. Os meios são ligações, mensagem de texto e ida à moradia do alunos. O objetivo é de identificar, registrar, controlar e acompanhar a devolutiva das atividades pedagógicas feitas pelos estudantes, a meta é localizar, principalmente, aqueles que se encontram em maior risco de evasão escolar.

A secretaria segue as recomendações e flexibiliza algumas situações que norteiam as atividades letivas, em consequência da pandemia e do distanciamento social. A frequência escolar além de parâmetro para acompanhamento da aprendizagem, é usada para manter o vinculo em programas sociais daquelas famílias que são beneficiadas. A medida consta do Planejamento Nacional de Educação e é uma estratégia para universalizar a educação dos jovens.

A Dia Nacional do Livro foi criado em 1810, em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país. Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional. “A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade e contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios. Por isso, a data é tão importante nesta ação da prefeitura”, destacou Welison Vilela.