Comunidades pesqueiras de Amapá do Maranhão vão receber motores para impulso da atividade

O município de Amapá do Maranhão foi contemplado com 10 motores para canoa de pesca. Os equipamentos foram entregues pelo governador Flávio Dino, em evento no Palácio dos Leões, nesta terça-feira (20). Esta é mais uma etapa da ação do Governo do Estado, que vai reforçar a atividade da pesca no município, servindo de estímulo aos pescadores artesanais.

A prefeita de Amapá do Maranhão, Nelene Gomes, ressaltou que “só tem a agradecer essa parceria com o Governo do Estado, que vem, a cada dia, melhorar a situação dos municípios e um exemplo é a entrega destes motores que vão melhorar ainda mais a atividade pesqueira na nossa região”.

A prefeita Nelene Gomes ressalta que a política de economia solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar. “E isso é preciso para que possamos viver sem destruir a natureza. Desta forma, os princípios da economia solidária estão presentes no desenvolvimento da pesca, por meio do fortalecimento dos grupos desta atividades artesanal, com base no cooperativismo, autogestão e sustentabilidade. Com estes motores, as comunidades podem impulsionar ainda mais esse conceito”, pontuou.

Durante a solenidade a prefeita, estava acompanhada pelo vice-prefeito Batista, chefe de Gabinete, Milton Lemos e Comitiva.

Mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal no Maranhão, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema), existem atualmente 159 colônias de pescadores em todo o Estado, gerando emprego e renda a milhares de pessoas que sobrevivem da atividade.

“Então, nesse cenário, são muito importantes esses motores que vão, com certeza, beneficiar muitos pescadores que precisam desse incentivo para potencializar a atividade da pesca”, frisou a prefeita Nelene Gomes.